24 de março de 2010

3

Gasolina Super Aditivada… mas no Preço

Uma vez entregue um monopólio do Estado ao oligopólio das petrolíferas privadas, os automobilistas ficaram à mercê da ganância e do oportunismo destas. Qualquer notícia da subida da cotação do petróleo é suficiente para que de imediato subam os preços. O inverso nunca o é na mesma proporção e com a mesma rapidez. Assim, com 2 passos à frente e 1 atrás se vai aproximando os preços aos níveis de quando o petróleo se encontrava nos 150 dólares. Nessa altura o litro da gasolina sem chumbo de 95 octanas custava cerca de 1,51 €; hoje com o petróleo a 80,64 dólares custa 1,44 €!!! Pois, o que interessa mesmo é aumentar as margens desta para evitar “fazer muitas ondas” no preço do gasóleo bem como compensar a quebra do consumo motivada pela crise. As petrolíferas habituaram-se nos últimos anos a lucros de milhões e não estão para abdicar destes.

preços dos combustíveis em Portugal , gasolina , gasoleo
Curioso é que agora se fala muito na desvalorização do euro face ao dólar para justificar as mexidas nos preços dos combustíveis, esquecendo convenientemente tal variação cambial quando ocorre o inverso. Por isso, seria mais interessante e transparente que a Comunicação Social apresentasse igualmente as cotações e respectiva variação em euros. A meu ver só há 2 razões para não o fazer: mero comodismo ou falta de coragem. Já agora, porque se apresentam os preços em milésimos do euro, quando a moeda mínima é o cêntimo? Como que isto é permitido? Nessa “lógica”, então todos os outros sectores da economia também o poderão fazer. Dá para imaginar o dinheiro arrecadado com os arredondamentos. Um conselho: abasteça sempre 10 litros ou em múltiplos de 10 litros.Agora as petrolíferas já não falam dos impostos que incidem sobre os combustíveis. Esse argumento já não colhe. Afinal descobriu-se que Portugal é um dos países da Europa e quiçá do Mundo onde a gasolina é mais cara, mas antes de impostos! E isto em termos absolutos porque se relativizarmos introduzindo a Paridade do Poder de Compra, então aí será praticamente a mais cara.

3 comentários:

  1. A imaginação é fértil por estas bandas... Já para não falar da ignorância!!!!

    ResponderEliminar
  2. Exmo Sr. “Ao serviço da Republica”

    A cobardia sempre foi a arma dos fracos cuja estratégia assenta no já conhecido “toca e foge”. Infelizmente o seu comentário obedece a essa estratégia. É cobarde, pífio, não acrescenta nenhum valor ao “debate” e parece estar ao serviço, não da Republica, mas de outros interesses. Não diz em que partes do texto está a fertilidade da minha imaginação ou a minha ignorância.

    Não me considero nenhum dono da verdade. O texto apenas reflecte o que eu penso sobre a matéria em questão. Foi escrito em Março de 2010 pelo que os valores lá inscritos obviamente não estão actualizados. Mas para mim tudo o resto continua a ser pertinente.

    Serão sempre bem-vindos quaisquer comentários sobretudo os que façam um contraditório ao que está aqui publicado. Espera-se que este esteja munido de dados concretos que contribuam para clarificar os leitores.

    Conde Bicadinhas

    ResponderEliminar
  3. este senhor "Ao serviço da República" deve ser mais um dos muitos BOYS deste e até se calhar de outros Governos pois quem tem coragem de contestar o que está mais que á vista ou é um grande BURRO ou então MAMA na mesma teta que toda esta cambada de Politicos e Amigos bem colocados ou seja os BOYS politicos, porque os há de todas as cores.

    ResponderEliminar

▲ Topo