12 de abril de 2010

2

Atropelamentos Urbanos

A série recente de atropelamentos ocorridos em passadeiras nalgumas cidades do País é, em certa medida, também culpa das respectivas autarquias. São estas que têm o poder e o dever de alterar a situação. Felizmente algumas já puseram de lado a sua “passividade” nesta matéria e deram passos no sentido de introduzir algumas medidas de acalmia de tráfego. Mas isso só por si não é suficiente.

É também necessário apostar numa boa sinalização e iluminação de todas as passadeiras, inclusive com os pequenos “flashes” horizontais e verticais inseridos junto a estas. Por outro lado, a elevação das passadeiras em relação à estrada torna-as mais visíveis e mais eficazes que as lombas ao “obrigarem” a uma efectiva redução da velocidade, sob pena de quem não o fizer “voluntariamente” ficar com a sua viatura danificada. Estas medidas já são visíveis aqui e ali, mas é importante começar a generalizá-las.


atropelamentos , passadeiras
Outra situação tem a ver com o estacionamento abusivo nos passeios, o que faz com que os peões tenham de ir para a faixa de rodagem, expondo-os mais ao perigo. Estes devem ser sensibilizados para apenas atravessarem as passadeiras em absolutas condições de segurança.

Por último, penso que uma das medidas de acalmia de tráfego urbano mais eficaz envolve as rotundas. Sou um acérrimo defensor destas pelos seus benefícios em fluidez e segurança do trânsito. Só ainda não são em maior número, porque os autarcas insistem em encarecê-las com chafarizes, estátuas e muitas outras “obras de arte” cuja verdadeira utilidade é, para muitos, um mistério.

2 comentários:

  1. eu fico pasmada por ver tantos casos de atroplamentos nas passadeiras seguidos de fuga e depois quando os apanham não lhe acontece nada e saiem impunes

    ResponderEliminar
  2. No caso de passadeiras elevadas em relação à estrada, há que distinguir entre uma ligeira e sensata saliência que, efectivamente, obrigue a um abrandamento de segurança - e a enormidade de troncos de alcatrão com um palmo de altura apenas ultrapassáveis (quase) por veículos Todo-o- Terreno!

    ResponderEliminar

▲ Topo