21 de abril de 2010

5

Ranking das Universidades

O que se passou em anos recentes com o encerramento de algumas instituições de ensino superior privado faz com que paire sobre as restantes, por vezes injustamente, uma certa dúvida quanto à credibilidade e qualidade do ensino que ministram.

ranking das universidades públicas e privadas

Sabe-se que, regra geral, os candidatos a alunos só tendem a optar pelas universidades privadas quando não conseguem aceder às universidades públicas. Ninguém deseja pagar propinas mais elevadas principalmente quando tem opções cuja qualidade nunca é posta em causa.

Para credibilizar o ensino superior privado, penso que justificava-se a criação de um “ranking” verdadeiro e isento relativo às universidades públicas e privadas. A bem da qualidade do ensino superior, afastando de vez o facilitismo neste grau de ensino, porque nos outros já não há muito a fazer, graças ao Programa Novas Oportunidades.

5 comentários:

  1. Estou, em parte, de acordo! Deve, de facto, haver um ranking do ensino superior, como já há no ensino secundário! Mas é difícil estabelecer critérios comparativos porque os exames são diferentes de escola para escola. Estabelecer uma comparação credível exigiria exames iguais, e matérias iguais nas diferentes escolas que dão um mesmo curso. Este aspecto traria muitas vantagens ao sistema. Refiro-me especialmente às licenciaturas. Não nos mestrados e sobretudo doutoramentos.

    ResponderEliminar
  2. Já existe, é internacional e não consta nenhuma universidade portuguesa nos primeiros lugares, aliás e salvo erro, universidades públicas portuguesas, só lá para o duocentésimo lugar. As universidades portuguesas (públicas ou privadas) são um espelho do país.
    Medíocres...
    vide in http://www.webometrics.info/top12000.asp?offset=0

    ResponderEliminar
  3. Exceptuando a Católica para mim as privadas valem todas zero e só servem para os jotinhas e os betinhos terem canudos para serem tratados de Doutorzinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a sua cultura fosse ligeiramente superior não dizia tal disparate. Talvez a Católica seja ainda muito inferior a todas essas outras porque vos colocam tão medíocres ao ponto de idolatrarem tanto a vossa universidade (que também é privada) e se fazerem sentir superiores... Vai estudar e adquire cultura e depois pronuncia-te... Porque cheio de gente a falar de barriga cheia e com overdose de ignorância no cérebro já está o pais cheio.

      Eliminar
  4. Já tenho licenciatura
    Agora sou um doutor,
    Tenho montes de cultura
    Vou ser Ministro? se for?
    Inscrevi-me ao fim do dia
    Naquela universidade
    Dos diplomas de inverdade
    P'ra testar o que sabia;

    Já de manhã, mal se via,
    De maneira prematura
    Eu fiz muito má figura

    Mas mesmo sem saber nada
    Formei-me na Tabuada
    Já tenho licenciatura!

    Dei cem erros no ditado
    E agora o mais curioso:
    Por estar muito nervoso
    À reta chamei quadrado!
    Quando me foi perguntado
    Se conhecia o Reitor
    Respondi que não senhor
    Embora fosse meu tio!
    Disse mentiras a fio
    Agora sou um doutor!

    Com mesquinhez e com tudo
    Puxei das equivalências
    Juntei outras mil valências
    Deram-me mais um canudo;
    Com diplomas e com tudo
    Era fácil a leitura:
    Deixei de ser um pendura
    Sou político afamado
    Sou falado em todo o lado
    Tenho montes de cultura

    Já sou Mestre em Corrupção
    A todos sei enganar
    Habituei-me a roubar
    Tirei curso de ladrão;
    E agora, queiram ou não,
    Mesmo sem nenhum valor
    Eu falo que é um primor
    Na assembleia sentado
    Para já sou deputado,
    Vou ser Ministro? se for?

    ResponderEliminar

▲ Topo