27 de março de 2010

0

Conta Poupança-Futuro

Numa Europa envelhecida onde pontifica uma baixa taxa de natalidade, Portugal (até agora) também não escapa(va) à regra. Mas felizmente podemos respirar de alívio e rejubilar de alegria porque os nossos governantes já estão a resolver este grave problema. Assim, graças aos 200 € atribuídos por cada nascimento sob a forma de uma Conta Poupança-Futuro, Portugal vai regressar aos bons índices de natalidade do passado. Vamos assistir, sem qualquer margem para dúvidas, a um verdadeiro “baby-boom”. Todos os outros países com o mesmo problema irão adoptar tão maravilhosa solução na óptica do melhor “benchmarking”. Os portugueses podem mais uma vez estar orgulhosos da sua classe dirigente que assim tomou mais uma medida perfeitamente adequada à realidade do país contrariando a opinião de todos aqueles que a acusam de viver no planeta Zorg.

taxa de Natalidade em Portugal , cheque bebe

Já estou a imaginar aqueles “velhos do Restelo”, roídos de inveja, classificando a Conta Poupança-Futuro como mais uma das muitas da propaganda habitual, a qual jamais resolverá alguma coisa. Vão mencionar que quem é abastado pode sempre ter os filhos que eventualmente deseja e que a medida também não terá qualquer impacto nas classes desfavorecidas alegando que estas mal têm condições para viver e muito menos para aforrar. Mas não vão ficar por aqui. Vão também referir que a solução do problema reside sobretudo nas famílias da classe média trabalhadora, porque estas nunca terão mais filhos enquanto os apoios realmente necessários continuarem insignificantes, enquanto não houver uma verdadeira rede pública de creches e jardins-de-infância, enquanto ambos os pais tiverem de trabalhar muito mais que 40 horas semanais, enquanto para terem casa tiverem de se endividar para a vida toda dada a inexistência de um verdadeiro mercado de arrendamento, blá, blá, blá,...


Enfim, vão recorrer a todas as inverdades possíveis e imaginárias para “achincalhar” uma ideia tão brilhante como esta da Conta Poupança-Futuro. Para cúmulo, só faltará virem dizer que uma solução muito mais eficaz no combate à baixa natalidade seria a de o governo mandar cortar a electricidade nos lares dos portugueses a partir das 21 horas.

0 comentários:

Enviar um comentário

▲ Topo